Post Thumbnail
Consultoria e Negócios

Como gerenciar as finanças de um projeto cultural?

Gerenciar as finanças de um projeto cultural pode ser um desafio, mas existem algumas estratégias que podem ajudar a garantir que o projeto seja financeiramente viável e sustentável. Aqui estão algumas dicas para gerenciar as finanças de um projeto cultural:

1 – Estabeleça um orçamento:

É importante definir um orçamento para o projeto desde o início, que leve em conta todas as despesas e fontes de receita possíveis. Isso pode incluir custos de produção, custos de marketing e promoção, taxas de artistas e equipes de produção, entre outros.

2 – Priorize as despesas:

É fundamental priorizar as despesas para que os recursos financeiros sejam utilizados de maneira eficiente e eficaz. Por exemplo: é importante avaliar as necessidades do projeto e definir quais itens de custo são essenciais e quais podem ser reduzidos ou eliminados. Pensar em eliminar ou reduzir despesas ainda na fase de planejamento vai ajudar muito na fase de execução.

3 – Procure financiamento:

Além das fontes de receita próprias do projeto, como venda de ingressos, é possível buscar financiamento externo, como patrocínios, parcerias ou programas de incentivo cultural. É importante pesquisar as opções disponíveis e criar propostas sólidas para apresentar aos possíveis financiadores. Fazer um plano de patrocínios, com categorias de valores que caibam no bolso de empresas de diferentes portes é uma estratégia bacana! E lembre-se de propor boas contrapartidas para enaltecer a marca do patrocinador de acordo com a categoria do investimento que ele venha a fazer no projeto.

4 – Mantenha um registro detalhado:

Mantenha um registro detalhado de todas as despesas e receitas do projeto, para que possa monitorar o progresso financeiro e tomar decisões informadas ao longo do caminho. Utilize ferramentas de gestão financeira para manter os registros organizados e fáceis de entender, como a plataforma HubCult – a primeira plataforma de gestão financeira pensada exclusivamente para o setor da economia criativa. Com o HubCult você já pode ir fazendo o upload dos comprovantes de pagamento ao longo do da execução do projeto.

5 – Ajuste o orçamento conforme necessário:

Durante a realização do projeto, é importante estar atento às mudanças nas despesas e receitas, e ajustar o orçamento conforme necessário. Se houver despesas adicionais inesperadas, por exemplo, pode ser necessário reduzir outras despesas para equilibrar o orçamento. Com o HubCult você consegue fazer isso de forma simples, rápida e intuitiva.

6 – Avalie os resultados financeiros:

Após a conclusão do projeto, avalie os resultados financeiros e o sucesso do projeto como um todo. Isso ajudará a identificar áreas que precisam ser melhoradas para futuros projetos, além de permitir que você celebre os sucessos alcançados. Use os gráficos do HubCult e veja como foi o desenvolvimento do seu projeto.

7 – Faça a prestação de contas:

Depois de tudo finalizado é muito importante emitir o relatório de prestação de contas. Ele é, inclusive, exigido por entes públicos para comprovar que os recursos captados foram usados de forma devida. Com o HubCult você consegue emitir relatórios de prestação de contas em poucos cliques e não precisa passar horas na frente do computador.

Compartilhe este artigo